PARAR DE FUMAR


1 – Preparação para parar de fumar

A) Motivos
Descubra quais são os motivos que fazem com que você continue fumando:

– “fumar me dá energia, me deixa mais animado”, o cigarro realmente exerce um efeito estimulante, porém praticar atividades físicas, ter uma alimentação saudável, ter uma boa noite de sono são medidas que lhe proporcionarão um melhor desempenho nas suas atividades do cotidiano.

– “ter o cigarro em minhas mãos me dá prazer”, os rituais que cercam o ato de fumar, como acender o cigarro, levá-lo à boca ou simplesmente segurá-lo tornam-se automáticos para o fumante. Medidas para substituí-los, tais quais segurar uma caneta, chupar balas ou praticar uma atividade manual (pintura, carpintaria, costura), podem ser úteis.

– “fumo porque gosto”, se você pensa dessa forma saiba quais são os benefícios ao parar de fumar. (veja em Tratamento do Tabagismo)

– “fumar reduz o meu estresse”, lembre-se que existem outras maneiras mais saudáveis de reduzir o estresse, como praticar atividades físicas regularmente, ouvir música, um bom banho, viajar ou ler um livro.

– “estou viciado”, a dependência da nicotina pode ser tratada com remédios, não hesite em procurar o médico. (veja em o Tratamento do Tabagismo)

Anote em uma folha de papel os motivos que o levaram a parar de fumar e a deixe bem a vista.

B) Marque a data para parar de fumar
– A data deve ser marcada com uma certa antecedência (duas semanas).
– Prefira dias mais tranqüilos.
– Conte para seus familiares e amigos a respeito da decisão.

C) Dias que antecedem a data marcada
– Tente diminuir o número de cigarros fumados.
– Descubra quais são as situações em que a vontade de fumar é maior (exemplos: após o café, ao beber bebidas alcoólicas, quando está ao telefone, etc) e procure evitá-las.
– Retire da casa os produtos relacionados ao tabaco, como cinzeiros e isqueiros.
– Passe a fumar fora de casa, do carro e do ambiente de trabalho. Dessa forma, reduz-se o cheiro de cigarro nesses locais e por conseqüência a tentação para fumar.
– Solicite aos familiares e amigos que não fumem perto de você e nem dentro de casa.
– Se há algum fumante que divide com você o ambiente doméstico, convença-o a interromper o tabagismo, se não for possível peça-o para não fumar dentro de casa.
– Lembre-se dos benefícios que terá ao parar de fumar.

2 – A ação de parar de fumar

– No dia marcado, pare com o cigarro de maneira abrupta.
– Evite as situações que aumentem o desejo de fumar.
– Use a medicação prescrita pelo médico.
– Fuja da rotina e do estresse.
– Para combater a ansiedade pratique atividade física, chupe uma bala.
– Nos momentos em que o desejo pelo cigarro for intenso, a respiração labial pode ser útil: encha o peito de ar bem profundamente, feche os olhos e exale o ar lentamente através dos lábios semicerrados, durante a exalação fique relaxado e procure sentir todas as partes do corpo, repita o processo sempre que preciso.
– Evite locais fechados em que possa haver pessoas fumando.
– Beba bastante água e procure comer alimentos mais leves.
– Lembre-se dos benefícios que terá ao parar de fumar.
– Não hesite em procurar o seu médico.

3 – A manutenção sem o cigarro

– Lembre-se: você é um dependente da nicotina, um único cigarro pode levar ao insucesso do tratamento do tabagismo.
– Mantenha uma vida saudável, continue praticando atividades físicas e se alimentando corretamente, dessa forma, você reduz o ganho de peso.
– Evite a bebida alcoólica.
– Os sintomas de abstinência tendem a desaparecer após 4 semanas, porém se o desejo de fumar surgir realize a respiração labial.
– Lembre- se dos malefícios do cigarro.
– Procure o seu médico sempre que necessário.

Dicas para parar de fumar

Eu não consegui parar de fumar

– Saiba que a maioria das pessoas que abandonaram o tabagismo o fizeram após 3 ou mais tentativas.
– Descubra os motivos porque não parou de fumar.
– Você está mais experiente e tem mais chances de parar na próxima tentativa.
– Procure o seu médico e discuta as opções de tratamento.

Por que é importante parar de fumar?

A resposta parece ser óbvia, ou seja, evitar os danos provocados pelo cigarro à saúde. No entanto, muitos fumantes, principalmente os mais jovens, apesar de saberem disso não desejam parar de fumar, alegando que têm uma vida ativa e que o cigarro não interfere em nada. Isso surge em decorrência de o indivíduo só perceber e valorizar os sintomas das doenças provocadas pelo cigarro após anos de exposição ao fumo. A seguir listamos os benefícios obtidos ao abandonar o tabagismo:
– redução das chances de ter câncer;
– redução das chances de ter doenças do coração e respiratórias;
– aumento da expectativa de vida (as chances de um fumante viver até os 73 anos são de 42%, contra 78% dos não fumantes);
– melhora do desempenho físico e sexual;
– melhora do paladar;
– melhora do olfato;
– melhora do hálito;
– economia por não comprar cigarros;
– bom exemplo para as crianças.

Para o paciente que fuma há muitos anos, há, ainda, benefícios ao parar de fumar?

Sempre haverá benefícios ao parar de fumar, mesmo para aquele paciente que fuma há muitos anos ou que tem idade avançada. Esse ganho se dará em termos de uma vida mais saudável, com menos chances de adoecer.

Como exemplo, podemos citar que:

– após 2 a 12 semanas de abandono do fumo, há melhora da circulação sangüínea;
– após 1 a 9 meses de abandono do fumo, há redução da tosse e das infecções respiratórias;
– após 1 ano de abandono do tabagismo, há redução de 50% no risco de infarto e angina;
– após 10 anos de abandono do cigarro, o risco de morte por infarto torna-se igual ao de uma pessoa que nunca fumou.

http://www.queroparardefumar.com.br

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2 Responses to PARAR DE FUMAR

  1. eu ouvi na televisao um propaganda se voce quer parar de fumar procure seu medico.primeiro que nao tenho meu medico ,mas existe algum programa em posto de saude que ajuda a gente parar de fumar . eu gostaria de saber .

  2. MiriamRamos disse:

    GOSTEI DO COMENTÁRIO SÓ QUE PARA MIM PARAR DE FUMAR TENHO QUE TER MUITA FORÇA DE VONTADE E IR ALÉM ,TALVEZ UM ACOMPANHAMENTO MÉDICO.TENHO VONTADE DE PARAR MAS SÓ TER VONTADE NÃO ADIANTA

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