Concurso – Prêmio Escola 2009


Concurso

Abertas inscrições para o Prêmio escola 2009  

Estudantes de todo o país poderão se inscrever até 31 de agosto para concorrer ao Prêmio Escola 2009. A iniciativa irá destacar histórias em quadrinhos com o tema da prevenção das DST e Aids, à gravidez na adolescência e ao uso de drogas. O objetivo é promover, nas escolas,  ações de prevenção e ao uso indevido de drogas.

Os prêmios aos alunos e professores ganhadores são MP3 players e viagens de turismo cultural ao Rio de Janeiro, além de materiais educativos e diploma de reconhecimento da Organização das Nações Unidas. O concurso nacional vai selecionar as melhores histórias em quadrinhos criadas por alunos do ensino fundamental, do ensino médio e de educação de jovens e adultos sobre o tema deste ano. As escolas deverão levar em consideração apenas os temas que fundamentam o Programa Saúde e Prevenção nas Escolas: DST, aids, gravidez juvenil e uso de drogas. Essa é a 8ª edição do prêmio que é uma parceria entre as Nações Unidas – UNESCO, UNICEF, UNODC, UNFPA e UNAIDS -, e os Ministérios da Saúde e da Educação.

O concurso está associado ao Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas-SPE, uma ação do Ministério da Saúde e da Educação. O projeto focaliza práticas preventivas desenvolvidas pelas escolas públicas brasileiras e as conseqüências dessas práticas na redução da vulnerabilidade dos adolescentes e jovens ao uso de drogas, às doenças sexualmente transmissíveis, à infecção pelo HIV e à gravidez não planejada, por meio da ampliação do acesso dessa população a informação e a preservativos, além do trabalho sobre conceitos de prevenção dentro de um contexto de educação e promoção de saúde.

Inovações – O projeto SPE foi criado em 2003, fruto de uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, UNESCO, UNICEF e UNFPA, e tem como objetivo a promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva, com enfoque na prevenção das DST/aids e gravidez na adolescência em escolas públicas. As inovações do projeto foram a integração entre escolas e unidades básicas de saúde, a inclusão dessas temáticas nos projetos pedagógicos das escolas, a participação juvenil e comunitária, e a disponibilização de preservativos nas escolas (que acontece sempre com ações pedagógicas). Hoje, o SPE já está nas 27 unidades da federação e nos 200 maiores municípios brasileiros, promovendo atividades de formação para professores, profissionais da saúde e adolescentes e jovens.
 
Para conhecer mais sobre o Prêmio Escola 2009 visite o site da UNESCO no Brasil em: http://www.brasilia.unesco.org/areas/educacao/institucional/premios-unesco-em-educacao/premio-escola-2009 .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: