Vacina experimental contra a Aids


Vacina experimental contra a Aids reduz, pela primeira vez, o risco de infecção
Vacina experimental contra a Aids reduz, pela primeira vez, o risco de infecção

Uma vacina experimental contra a Aids reduziu, pela primeira vez, o risco de infecção pelo vírus HIV, segundo cientistas americanos. Em testes com 16 mil voluntários com idades entre 18 e 30 anos na Tailândia, a vacina – combinação de duas outras experimentais já testadas – reduziu em quase um terço o risco de contrair o HIV.

No estudo, os participantes tiveram aconselhamento sobre a prevenção da doença, com metade dos voluntários recebendo a vacina, e a outra metade recebendo um placebo. E os resultados de um acompanhamento de sete anos indicaram que a infecção foi 31,2% menor naqueles que tomaram a vacina. Ao todo, 125 pessoas foram contaminadas – 74 no grupo dos que tomavam placebo, e 51 no grupo dos que tomaram a vacina.

Os resultados trazem esperança para a comunidade científica, e foram comemorados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo programa da ONU para a Aids. Porém, especialistas recomendam cautela – devido à “modesta proteção” e pelo fato de a vacina ser ativa apenas contra as cepas do vírus prevalentes na Tailândia – e destacam que os resultados precisam ser confirmados em outros estudos. “O resultado é extremamente encorajador. Os números são baixos e a diferença pode se dever à sorte, mas a conclusão é a primeira notícia positiva no campo de vacinas contra a Aids em uma década”, disse Richard Horton, editor da revista médica Lancet.

leia mais sobre HIV/Aids em Boa Saúde

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: