UNITAID


Reconhecimento

03/12/09
Brasil lança campanha “Muito Obrigado” da Unitaid e pede que mais países apoiem a iniciativa

Programa inovador fornece tratamentos a países de baixa renda

O Brasil lança oficialmente, nesta quinta-feira, em Brasília, a campanha global da UNITAID “Muito Obrigado”. A iniciativa visa retribuir a mobilização de 29 países que tornaram possível tratamento de milhares de pessoas afetadas pela aids, malária e tuberculose no mundo. O evento terá a participação do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, do Ministro Interino das Relações Exteriores, Embaixador Ruy Nogueira, do representante da OPAS no Brasil, Dr. Diego Victoria, da diretora do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Mariângela Simão e do médico sanitarista brasileiro Jorge Bermudez, secretário-executivo da UNITAID.

“Em apenas três anos, os fundos da UNITAID possibilitaram o acesso a 12 milhões de tratamentos em 93 países, salvando milhões de vidas”, disse Temporão. Pioneiro no acesso universal a medicamentos, o Brasil é, junto com a França, fundador original da Unitaid – agência internacional de compra de medicamentos para AIDS, Tuberculose e Malária em países em desenvolvimento. “Por meio desta campanha, queremos encorajar outros países da América Latina e do mundo a apoiar o grande trabalho da UNITAID em favor da ampliação do acesso a medicamentos”, completa o ministro.

Em três anos, a UNITAID investiu US$ 1 bilhão no aumento do acesso a tratamentos. Isso afetou de forma significativa o mercado farmacêutico dos países em desenvolvimento, promovendo a competição e a redução dos preços de produtos que salvam vidas. “Estamos orgulhosos de estarmos à frente desta iniciativa inovadora. O trabalho da UNITAID complementa esforços de saúde global, por meio do fornecimento de novos fundos e de fazer os mercados trabalharem melhor para essas pessoas”, disse Mariângela Simão.

A UNITAID trata mais de 200 mil crianças que vivem com o vírus da Aids, o que representa 70% de todas as crianças tratadas no mundo. Distribuiu 8 milhões de tratamentos mais eficazes de malária – a terapia combinada à base de artemisinina – e forneceu 20 milhões de mosquiteiros (comprovado método de prevenção da malária) a países onde a doença é endêmica. A UNITAID também é um grande doador global na luta contra a tuberculose, inclusive contra as versões mais mortais da doença, com mais de US$ 200 milhões investidos em testes e tratamentos em 72 países.

O trabalho da UNITAID ajuda a desenvolver formulações médicas necessárias nos países em desenvolvimento e que não são prioritárias na agenda de pesquisa das indústrias farmacêuticas ou nos programas desses países, como a dose fixa combinada de medicamentos pediátricos contra HIV/Aids. Os objetivos da UNITAID são reduzir os preços dos medicamentos e apoiar o desenvolvimento das combinações necessárias, por meio de um modelo alternativo para a gestão da propriedade intelectual, como o pool de patentes.

“Esta será uma poderosa ferramenta para a saúde pública”, disse Jorge Bermudez, secretário-executivo da UNITAID. “Outros fornecedores de medicamentos ao mundo em desenvolvimento e governos nacionais também podem integrar esse grande pool de produtos disponíveis a preço mais baixo. A dura realidade de crianças morrendo de causas relacionadas ao HIV em países pobres pode ser algo do passado.”

Financiada com recursos provenientes de uma taxa solidária cobrada em bilhetes aéreos em 12 países, o que representa 70% de seu orçamento, e de contribuições de longo prazo de governos, a UNITAID, por meio da campanha “Muito Obrigado”, agradece aos passageiros aéreos e aos contribuintes dos países que participam da mobilização, incluindo o Brasil.

A campanha será veiculada na mídia nacional e internacional, na internet, em cinemas, nos aviões e aeroportos dos países que ajudaram a concretizar essa iniciativa. Os materiais são baseados na história de pessoas beneficiadas pela UNITAID em três países. Os filmes mostram crianças em um orfanato no Camboja que têm acesso a tratamentos de HIV/Aids financiados pela UNITAID; um pai que está em tratamento contra a tuberculose no Nepal e uma família da Zâmbia que, até recentemente, vivia sob o medo de surtos recorrentes de malária.

Histórico – A UNITAID foi criada para fornecer fundos adicionais à luta já existente para combater HIV/Aids, malária e tuberculose. Seu financiamento vem da contribuição solidária cobrada em bilhetes aéreos e de contribuições plurianuais de governos. Por meio de parceiros que implementam suas atividades, a UNITAID usa seus fundos para a compra de insumos de prevenção, testes e medicamentos de qualidade garantida para assegurar entrega rápida aos pacientes em países em desenvolvimento.

Criada em setembro de 2006, a UNITAID é dirigida por um conselho que conta com a representação dos governos de Brasil, Chile, Coréia do Sul, França, Noruega e Reino Unido, além da Fundação Bill e Melinda Gates e de organizações da sociedade civil e de comunidades afetadas por essas enfermidades. Hoje, é apoiada financeiramente por 29 países e pela Fundação Bill e Melinda Gates. A iniciativa está hospedada na sede da Organização Mundial de Saúde, em Genebra. A UNITAID foi criada no contexto da campanha internacional contra a fome e a pobreza, liderada pelo Presidente Lula e pelo então Presidente da França, Jacques Chirac. Diante do impacto das doenças infecciosas no desenvolvimento dos países de menor renda, a UNITAID focou sua ação no reforço da atenção global para o tratamento da Aids, da tuberculose e da malária. A medida contribuiu para estabelecer como nichos de intervenção os mercados farmacêuticos de doses fixas combinadas para a terapia contra a malária, novas drogas para o combate a formas mais resistentes de tuberculose e antirretrovirais de segunda linha e pediátricos

O lançamento da campanha “Muito Obrigado” ocorrerá no Auditório Emílio Ribas, no Ministério da Saúde, às 10h00, de 3 de dezembro (quinta-feira).

Mais informações:
UNITAID: Daniela Bagozzi, Tel: +41 22 791 45 44; Celular: +41 79 475 54 90; Email: bagozzid@who.int
Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais – Assessoria de Imprensa
Telefone: (61) 3306 7033, 3306 7051, 3306 7010
E-mail: imprensa@aids.gov.br –
Sites: http://www.aids.gov.br;
http://unitaid.eu;
http://www.unitaid.eu/thankyou

Anúncios

One Response to UNITAID

  1. Dr. Hamilton disse:

    A campanha global da UNITAID “Muito Obrigado” merece destaque!!!

    O Instituto Laços de Solidariedade também por divulgar e apoiar iniciativas como esta.

    Vocês já conhecem o Banco de Saúde? É um portal com a primeira e única rede social dedicada a saúde e bem estar do Brasil.

    O portal está sempre desenvolvendo novas ferramentas e widgets voltados para saúde. Hoje conta com um blog pessoal para cada usuário compartilhar sua história; comunidades de saúde, rede de amigos para apoio mútuo, fóruns, e milhares de artigos e matérias sobre diversos temas.

    É um site aberto e gratuito como Orkut, mas com muito mais vantagens por ser dedicado a saúde e bem estar, além de contar com uma audiência de milhares de pessoas todos os dias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: