Acervo Cultural


ACERVOS VIRTUAIS

BANCO DE TESES: Oferece resumos e textos na íntegra de teses e dissertações apresentadas no Brasil desde 1987. As informações são fornecidas diretamente à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pelos programas de pós-graduação, que se responsabiliza pela veracidade dos dados.

BARTLEBY.COM: Importantes textos, como os 70 volumes da “Harvard Classics” e a obra completa de Shakespeare.

BIBLIO: Na biblio, você tem acesso a obras em domínio público dos maiores autores de nossa língua para leitura imediata. A biblio só disponibiliza obras completas, em português e cujo autor tenha falecido há mais de 70 anos, conforme determina a Lei de Domínio Público.

BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA: Ambiente da Biblioteca Universitária da UFSC direcionada para a Biblioteca Virtual. Apresenta áreas abertas (bases de dados gratuitas, revistas científicas, sites selecionados, produção UFSC – periódicos, e livros on-line)  e restritas (Portal de Periódicos da CAPES, Portal da Pesquisa e o e-livro).

BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL: A Unesco em parceria com 32 países lança a Biblioteca Digital Mundial que disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo, que possibilita descobrir, estudar e desfrutar de tesouros culturais em um único lugar, de diversas formas. Estes tesouros culturais incluem – mas não estão limitados a – manuscritos, mapas, livros raros, partituras, gravações, filmes, gravuras, fotografias e desenhos arquitetônicos.

BIBLIOTECA EUROPEANA: Um lugar de inspiração e ideias. Pesquise através das coleções culturais da Europa, ligue-se aos percursos de outros utilizadores e partilhe as suas descobertas.

BIBLIOTECA ON-LINE DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO: Temática, agenda em comunicação e novidades. A biblioteca de ciências da comunicação é um projecto editorial que disponibiliza em PDF todos os livros publicados pelo LabCom.

BIBLIOTECA VIRTUAL ANÍSIO TEIXEIRA: Esta biblioteca descreve a biografia do educador brasileiro Anísio Teixeira, bem como sua produção intelectual, correspondência, presença na mídia, depoimentos, homenagens e sites de pesquisa sobre o mesmo.

BIBLIOTECA VIRTUAL BÚSSULA ESCOLAR: Esta biblioteca oferece conteúdos de Literatura, História do Brasil, História em Geral, Matemática, Ciências, Biologia, Geografia, Animais, Enciclopédias, Informática e outros temas.

BIBLIOTECA VIRTUAL CANAL CIÊNCIA: Compilação de links brasileiros de notícias em C&T, glossários temáticos, revistas de divulgação científica eletrônicas, sítios que divulgam a cultura científica e projetos educacionais.

BIBLIOTECA VIRTUAL DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS: A academia, em formato de portal, tem por objetivo divulgar o trabalho de escritores, ensaístas e artistas em geral. A página traz um manifesto virtualista, diversos links de literatura, uma agenda de programas literários, notícias e um dicionário online.

BIBLIOTECA VIRTUAL DA AMÉRICA LATINA: Rede de bibliotecas virtuais de ciências sociais da américa latina e caribe.

BIBLIOTECA VIRTUAL DE CIÊNCIAS HUMANAS: A Biblioteca Virtual de Ciências Humanas do Centro Edelstein disponibiliza na Internet, para acesso gratuito, livros já publicados, de autores brasileiros ou residentes no Brasil, em português ou outras línguas, de todas as disciplinas das ciências humanas.

BIBLIOTECA VIRTUAL DE EDUCAÇÃO – INEP – MEC: Instrumento para busca de sítios educacionais, do Brasil e do exterior. Destinada aos pesquisadores, estudiosos, professores, universitários, pós-graduandos e alunos de todas as séries escolares.

BIBLIOTECA VIRTUAL DE KARLSRUSHER: Metacatálogo com mais de 500 milhões de livros. Disponibilizado a partir de 1996.

BILBIOTECA VIRTUAL DO AMAZONAS: Seu acervo tem como base os acervos de domínio público da Biblioteca Pública do Amazonas, Biblioteca Arthur Reis e Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas. No entanto, não se resume somente a documentos que se encontram em domínio público, há outros que foram elaborados especificamente para entrar no site. Compõe-se de uma coletânea de livros, com ênfase no Amazonas, assim como publicações de cunho universal.

BIBLIOTECA VIRTUAL DO DIREITO DO ESTADO: A Biblioteca Virtual, mantida em parceria com o Centro de Cultura Jurídica da Bahia – CCJB,compreende uma seleção de links diretos para livros completos, ensaios e artigos, nacionais e internacionais,nas áreas de filosofia, ciência política e direito, com ênfase em direito público geral, direito administrativo, direito constitucional e direito tributário.

BIBLIOTECA VIRTUAL DO GOVERNO DE SÃO PAULO: A Biblioteca Virtual é um serviço eletrônico gratuito de informação. Disponibilizamos conteúdos sobre o Estado e o Governo de São Paulo, assim como uma grande variedade de temas, como cultura, turismo, emprego e renda, mapas e estatísticas, saúde e educação, entre outros.

BIBLIOTECA VIRTUAL DO RIO GRANDE DO SUL: A Biblioteca Virtual do Rio Grande do Sul (BVRS) é coordenada e mantida pela Fundação de Economia e Estatística (FEE). Aqui você acessa a Rede de Bibliotecas do setor público do Estado do Rio Grande do Sul e as Bibliotecas Municipais participantes do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP).

BIBLIOTECA VIRTUAL DO SENADO FEDERAL – BRASIL: A Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, mais conhecida como Biblioteca do Senado, disponibiliza a Rede Virtual de Bibliotecas – Congresso Nacional – RVBI – originou-se da extinta Rede SABI – Subsistema de Administração de Bibliotecas, iniciada em 1972.

BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE: Biblioteca virtual do ministério da saúde.

BIBLIOTECA VIRTUAL FAPESP: Agência de notícias da fundação de amparo a pesquisa do estado de São Paulo

BIBLIOTECA VIRTUAL GALLICA: Consulte uma das maiores coleções da biblioteca nacional da França

BIBLIOTECA VIRTUAL GILBERTO FREYRE: Esta base inclui a biografia, a obra e a crítica do sociólogo Gilberto Freyre, além de coleções especiais sobre e do mesmo.

BIBLIOTECA VIRTUAL MIGUEL DE CERVANTES: Biblioteca virtual Espanhola com uma grande quantidade de acervos sobre Literatura, História e outros artigos.

BIBLIOTECA VIRTUAL NAS ÁREAS DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: Biblioteca criada em 1998, apresenta categorias de fontes primárias e secundárias de informação além de sites para a formação profissional e continuada de bibliotecários  e cientistas da informação.

BIBLIOTECA VIRTUAL UNIVERSITÁRIA: A Pearson Education do Brasil em parceria com a Artmed Editora S/A oferece em uma iniciativa inédita no mercado editorial a sua Biblioteca Virtual Pearson, que imediatamente tornou-se conhecida em todo Brasil, por Professores e Universitários como “BV”, ela diponibiliza todo o seu acervo digital e on-line para o conteúdo de livros universitários, profissionais e de informática de mais de 80 por cento do catálogo da Pearson e suas inovações.

BIBLIOTECA VIRTUAL VLADIMIR ANTONINI: O objetivo deste domínio é levar informação política (apartidária), técnica e científica a todos os interessados e amantes das ciências.

BIBLIOTECAS PÚBLICAS DA CIDADE DE SÃO PAULO: A página oferece consultas por regiões ou todas as bibliotecas. O tipo de pesquisa pode ser feita por índice, palavra e avançada.

BIBLIOTHÉQUE NATIONALE DE FRANCE: Uma das maiores bibliotecas da Europa com vários textos e livros para download. Também possui arquivos audiovisuais.

BIREME : REPIDISCA é uma base de dados que contém referências bibliográficas da literatura de Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente, Ecologia Humana e Saúde.

CALIFORNIA DIGITAL LIBRARY: Imagens e Livros Eletrônicos oferecidos pela Universidade da Califórnia.

CNPQ: Criado pela Lei nº 1.310 de 15 de janeiro de 1951, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma Fundação, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), para o apoio à pesquisa brasileira.

COMUT IBICT: Redes de serviços de informação em ciência e tecnologia. Oferece acesso a bases de dados em ciência e tecnologia.

CORNEL LIBRARY DIGITAL COLLECTIONS: Compilações variadas, sobre agricultura, matemática, entre outros.

CORPUS OF ELECTRONIC TEXTS: História, literatura e política irlandesas. Notícias e publicações. Textos podem ser lidos em inglês ou latim.

CTBRASIL: Responsável pela formulação e implementação da Política Nacional de Ciência e Tecnologia, o Ministério da Ciência e Tecnologia tem suas ações pautadas nas disposições do Capítulo IV da Constituição Federal de 1988 e foi criado em 15 de março de 1985, pelo Decreto nº 91.146 , como órgão central do sistema federal de Ciência e Tecnologia.

CULTVOX: Oferece gratuitamente e também vende livros eletrônicos de várias categorias, como administração, arquitetura, economia, esporte, filosofia, entre outros.

DOMÍNIO PÚBLICO: Biblioteca digital do governo federal desenvolvida em software livre.

EBOOKSBRASIL: Livros eletrônicos gratuitos em diversos formatos.

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL: A Biblioteca Nacional do Brasil, considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, é também a maior biblioteca da América Latina.
O núcleo original de seu poderoso acervo calculado hoje em cerca de nove milhões de itens é a antiga livraria de D. José organizada sob a inspiração de Diogo Barbosa Machado, Abade de Santo Adrião de Sever, para substituir a Livraria Real, cuja origem remontava às coleções de livros de D. João I e de seu filho D. Duarte, e que foi consumida pelo incêndio que se seguiu ao terremoto de Lisboa de 1º de novembro de 1755.

GOOGLE PESQUISA DE LIVROS: Ferramenta exclusiva do site de buscas Google, para títulos e obras. A pesquisa traz imagens e informações detalhadas da publicação e dos locais para aquisição.

GREAT IMAGES IN NASA: Imagens históricas da agência espacial americana.

GT BIBLIOTECA VIRTUAL: Criado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, o Grupo de Trabalho (GT) de bibliotecas virtuais foi coordenado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

IBAMA: Base de dados para pesquisa na área de meio ambiente, legislação ambiental e outros documentos.

IGLER: Acesso rápido a duas centenas de obras literárias em português. Literatura brasileira, portuguesa e universal, para ler no próprio portal ou para fazer download gratuito.

INTERNATIONAL CHILDREN´S DIGITAL LIBRARY: Oferece livros eletrônicos infantis em cem línguas.

INTERNET ANCIENT HISTORY SOURCEBOOK: Página dedicada à difusão de documentos da Antiguidade.

INTRATEXT: Textos completos em diversas línguas, entre elas o latim. Coletâneas e referências bibliográficas de obras variadas.

LATINDEX: Diretório de publicações em série científicas da América Latina, Caraíbas, Espanha e Portugal.

LATTES: A Plataforma Lattes é um conjunto de sistemas de informações, bases de dados e portais Web voltados para a gestão de Ciência e Tecnologia (C&T).

LIBDEX: Índice para localizar mais de 18 mil bibliotecas do mundo todo.

MANUAL DA MÍDIA LEGAL: Acesso aos Manuais da Mídia Legal e outros projetos da organização não-governamental Escola de Gente.

NUOVO RINASCIMENTO: Especializado em documentos do Renascimento italiano.

PROQUEST: Sistema para pesquisar resumos de teses e de dissertações. Acesso preferencial para estudantes, universitários e professores.

PROSSIGA (MCT/CNPq/IBICT): Bases de Dados Brasileiras na Internet é um serviço de informação criado pelo Prossiga – Programa de Informação e Comunicação para Ciência, Tecnologia e Inovação, que visa reunir e facilitar o acesso aos arquivos eletrônicos da produção científica nacional, disponibilizados na Internet. O serviço tem como público-alvo privilegiado a comunidade de pesquisadores. Gestores de informação científica e formuladores de políticas de ICT também podem se beneficiar do uso deste serviço, através do mapeamento da produção nacional (dados bibliográficos, numéricos e científicos) por área do conhecimento e produtores.

SCIELO: Biblioteca virtual de periódicos científicos brasileiros. Prevê acesso a textos completos dos artigos e a pesquisa pode ser feita pela lista alfabética dos títulos disponíveis por área ou assunto. Abrange todas as áreas do conhecimento e atende à solicitação de cópias.

SEBRAE BIBLIOTECA ON-LINE: é um espaço aberto à construção e compartilhamento do conhecimento, que visa contribuir para o contínuo aprendizado do empreendedorismo, auxiliando o desenvolvimento e o fortalecimento dos pequenos negócios.

UOL BIBLIOTECAS VIRTUAIS: Encontre obras de referência, jornais, revistas, biografias, dicionários, tradutores, mapas e livros.

VIRTUAL BOOKS: Site direcionado a livros virtuais, e novas publicações de diversos gêneros.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: