Histórico

Desde 1992 Neusa Maria Alcântara a fundadora do Instituto vem atuando em trabalhos assistenciais e como educadora social com pessoas que moram e/ou vivem nas ruas.  Á partir desde período realizou visitas em presídios, onde uma vez na semana apresentava vídeos educativos de prevenção à saúde e melhoria da qualidade de vida. Em hospitais, nas favelas, através de visitas, orientando e aconselhando quanto à importância de ter uma boa saúde, as consequências do uso do tabaco, álcool e outras drogas prevenção às DST/HIV e Aids entre outros.

Atuava também em praças dos centros das cidades de Curitiba (1992-2002) nas Praças Tiradentes, Praças Carlos Gomes), Rio de Janeiro (2004-2005) na Favela Cidade de Deus e Joinville (2006) na Praça do Mercado . Servindo lanches e distribuindo roupas, calçados e brinquedos doadas pela comunidade. Neste trabalho a incidência maior do publico eram crianças e adolescentes, não adultos.

Em 1995/96 coordenou um Projeto em 3 favelas de Curitiba. Em 1997 até 2002, coordenou uma Casa de Apoio para Usuários de drogas vivendo com HIV e Aids de baixa renda ou em situação de rua. Em 1998 até 2001 coordenou um Centro-dia de atenção a População de Rua. Projetos de Assistência e Intervenção Comportamental financiados pelo Ministério da Saúde através do Programa Nacional de DST/HIV e Aids.

Ao estabelecer moradia definitiva em Joinville (2005), começaram a aparecer a demanda de pessoas solicitando aconselhamento e encaminhamento e como não possuía estrutura para atender o público procurou ingressar em alguma das instituições existentes de Joinville, mas não obteve sucesso. Então iniciou atendendo numa panificadora, após na escada de uma igreja, então solicitou uma sala na igreja e foi aumentando a demanda, onde vinham: catadores de papel, moradores de rua que solicitavam banho, roupas e alimentação e famílias carentes solicitando cestas básicas e roupas e em maio de 2006 iniciou o trabalho de distribuição do “sopão e lanches” na Praça do Mercado Publico.  E este trabalho na igreja ficou insustentável até que em Julho de 2006 foi alugado um imóvel (em seu nome e o seu pai foi o fiador) para esse fim.

Em Agosto de 2006 foi realizada uma assembléia para a aprovação do Estatuto e a eleição da diretoria do Instituto Laços de Solidariedade. Após a legalização da instituição e a casa mobiliada com móveis doados pelos amigos e simpatizantes do projeto no qual ainda fazem doações de roupas, calçados, alimentos e ajudam a manter o funcionamento da casa. Abriram-se as portas da instituição para a assistência e surgiu uma demanda espontânea Dos 235 cadastrados que passaram pela instituição solicitando algum tipo de ajuda até 31/12/2007, 107 em situação de rua e destes 98 homens maiores de idade. Pela estatística interna realizada, ficou definido que o Instituto laços de Solidariedade atenderia homens do sexo masculino em situação de rua. E as 52 famílias carentes cadastradas de acordo com a disponibilidade de recursos materiais e estoques também seriam assistidas. Em 2007, atuamos como abrigo-dia para os moradores de rua, onde passavam o dia, faziam as refeições, tomavam banho e lavavam suas roupas, por falta de recursos materiais, financeiros e humanos para manter mais de um programa em funcionamento, no dia 13 de Março de 2008 optamos em abrir o Programa de Moradia Provisória Alternativa Assistida, para aqueles que desejavam sair das ruas e expressavam desejo de mudar de vida, adotando como objetivo principal a Reintegração Social: regularizando suas documentações para exercer e resgatar a sua cidadania, com a possibilidade de estudar, projeto de capacitação para o mercado de trabalho, oficinas profissionalizantes, Orientação Vocacional, enfim, preparar e deixá-lo pronto para: trabalhar, resgatar o vínculo com a família e permanecer no programa como morador da Casa-Lar ou mesmo ao retornar para a família e/ou a adquirir autonomia com segurança para administrar a sua própria vida e com acompanhamento continuado. Ainda é embrionário o Projeto da Casa de Moradia Alternativa Assistida, objetivando a Reintegração Social, não está acontecendo na íntegra de acordo com a visão do trabalho de reintegração, porém com o estabelecimento de parcerias e convênios com as diversas instâncias seja na esfera: governamental, empresarial, comunidade, realização de eventos para captação de recursos e projetos de auto-sustentação que é o nosso objetivo maior: de acordo com os recursos: materiais, financeiros e humanos implementaremos as frentes de trabalho para melhor atender e integralmente os assistidos pelos programas. A Moradia Provisória Alternativa Assistida de Reintegração Social como um dos programas do Instituto Laços de Solidariedade tem como objetivo a atuação na promoção e na defesa dos Direitos Humanos de indivíduos e coletividades. Tem como ferramentas para realização de seus objetivos, o desenvolvimento de atividades de caráter assistencial, cultural, educativo e na defesa dos Direitos Humanos como um todo.

Dentre suas atividades, a Ação Social inclui-se como elemento de atuação humanitária e, especialmente, como instrumento para homens de rua e seus familiares, visando sua promoção e representatividade. Sem exclusão de outros grupos sociais e pessoas, o Instituto Laços de Solidariedade adota como público preferencial homens (sexo masculino) que vivem em situação de rua na faixa de idade entre 18 a 50 anos.

O Instituto laços de Solidariedade vem realizando, desde sua fundação em 2006, atividades junto às pessoas de baixa renda com objetivo de aplicar projetos nas áreas de Educação e Assistência Social, promoção e prevenção da saúde.

A Coordenadora Responsável pelos Projetos Sociais do Instituto Laços de Solidariedade é: Neusa Maria Alcântara – Fundadora e Atual Presidente somando a uma equipe de 22 Voluntários Ativos e mais outros Voluntários simpatizantes que atuam esporadicamente.

One Response to Histórico

  1. MÁRCIA disse:

    OI NEUSA! O JOÃÓZINHO ESTÁ COM SAUDADES DE VC! AQUI DE CTBA! MANDE NOTÍCIAS!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: